sábado, 4 de fevereiro de 2012

Realize seu desejo sem trair sua consciência







Marshall Goldsmith, renomado Coach norte-americano publicou o livro MOJO e diz que "o espírito positivo em direção ao que estamos fazendo agora, começa dentro de nós e irradia para fora".


Há um ano, a revista Fast Company publicou artigo sobre o MOJO em seu Blog, que resume quatro forças positivas:


Identidade: Quem pensamos que somos?
   Autoconhecimento adquirido ao entender como nos vemos. O importante é PENSAR sobre nossa percepção acerca de nós mesmos.
   São explorados quatro aspectos da identidade, como ela é:
   a) Lembrada
   b) Refletida
   c) Programada
   d) Criada
   Entender como cada atributo afeta nosso autoentendimento contribui para melhorar nosso autoconhecimento.






Conquista: O que você tem feito ultimamente?
   Há uma diferença interessante sobre o que conquistamos realmente, como percebemos isso e o que outras pessoas acham que conquistamos. Se não estiverem em paralelo, podemos nos sentir fora de sincronia. O desafio é encontrar o significado e satisfação no que fazemos para que não haja distorção em relação aos objetivos e o que é necessário superar durante esse processo. Não é uma tarefa fácil.
   
Reputação: O que as pessoas pensam sobre você?
   Um dos grandes méritos do Coaching executivo é ajudar as pessoas a verem a si mesmas como as outras pessoas as veem. A reputação, de acordo com o livro, é a combinação entre Identidade e Conquista, vista pelos outros.
Sorte sua se a sua autoimagem é igual à imagem pública de sua persona. Porém, a maioria de nós precisa trabalhar para conseguir perceber como somos e pensamos, para que não haja distorção em relação ao impacto que causamos nos outros e entender como e por que isso ocorre.


Aceitação: O que você pode mudar e o que está além do seu controle?
   Antes de responder essa pergunta, Marshall Goldsmith recomenda que não adianta dizer frases como "Serei feliz, quando eu..." Ou seja, afirmações que adiam a satisfação, ao dizer: quando for milionário, perder peso, comprar uma casa maior, terminar de pagar o financiamento.... etc.
   Metas são fundamentais, porém, dependendo de como estabelecemos, pode impedir que elas estejam consistentes com nossa essência. É importante saber o que podemos mudar (nosso comportamento) e o que não podemos (outras pessoas). A aceitação é imprescindível: se não houver, pode causar muita infelicidade para você e outras pessoas. 


O livro é fácil de ler, porém, os quatro atributos formam conjuntos de "ferramentas" para fazer você cair de vez na realidade. E começar a trilhar o caminho para o sucesso.


Uma excelente dica de leitura, apesar de ainda não ter sido traduzido para português.


Mude sua vida e melhore o relacionamento, usando e abusando do poder do autoconhecimento. Tudo na vida é uma questão de ponto de vista e a referência está sempre dentro de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário